“Diving Bell And The Butterfly”
November 7, 2007
Difícil escrever alguma coisa sobre o livro de Jean-Dominique Bauby. É que ao mesmo tempo em que a obra é fácil de se ler e razoavelmente interessante, há sempre uma tristeza por trás de cada parágrafo. O livro é, como o subtítulo mostra, uma “memoir of life in death”. Bauby era editor-chefe da Elle francesa quando sofreu um derrame tão arrasador que se viu vítima da Locked-in syndrome, em que a pessoa fica, lúcida, presa num corpo inerte. Terrível destino. O livro é um adieu com pouco mais de cem páginas. Até porque, Bauby morreu dois dias depois da publicação na França.
Lido em inglês.
November 12, 2007 at 2:56 am
Mary, comentario fora do topico : você jah leu Kjell Eriksson ? Eu to fazendo o tour dos Mankells que eu nao li pra ler nas “férias” de inverno do natal 🙂 e vi um livro que me chamou a atençao : The Princess of Burundi…sei lah se é na carona do Mankell até nessa referência da Africa. beijocas.
November 15, 2007 at 11:48 am
[…] precisando de algum reading material desde que terminei de ler o escafândro e a borboleta do Jean-Dominique Bauby. Porém, a tarefa, que sempre me foi agradável, acabou se mostrando bem difícil. Ando […]
November 15, 2007 at 8:40 pm
Talvez você goste de Falling Man, o último romance de Don DeLillo, sobre os dias, meses e anos posteriores ao 11 de setembro em Nova York. Leve e impactante ao mesmo tempo, livro estranho, maravilhosamente escrito. Daqui a pouco escrevo uma resenha no meu blog. (Li a versão brasileira, Homem em Queda, Cia. das Letras.) Abraço.
November 16, 2007 at 12:57 am
Desde o ano passado leio seu blog, no comeco foi simplesmente para tentar conhecer um pouco do olhar brasileiro sobre a escandinavia. Depois, fui gostando de sua pena e acabei por descobrir sua paixao pelos livros. Adicionei lhe no meu igoogle. Parabens pelo blog e a forma corajosa de se revelar.
Leio muito na net, mas quase nunca dou um feedback, mas nao resiste dessa vez, devido a um texto em que voce diz estar lendo pouco ficcao. Isso tem acontecido comigo. E agora? A realidade pode ser tao sedutora a ponto de apagar a obliterar a imaginacao? Queria poder voltar a viajar…
November 27, 2007 at 9:10 pm
Olá!
Adorei teu site de leituras. Não conhecia…
Excelente idéia.
December 9, 2007 at 8:29 pm
Acabei de ler, graças a tua indicação. Gostei. Interessante ver a vida desse ponto de vista…