“Diving Bell And The Butterfly”

November 7, 2007

Difícil escrever alguma coisa sobre o livro de Jean-Dominique Bauby. É que ao mesmo tempo em que a obra é fácil de se ler e razoavelmente interessante, há sempre uma tristeza por trás de cada parágrafo. O livro é, como o subtítulo mostra, uma “memoir of life in death”. Bauby era editor-chefe da Elle francesa quando sofreu um derrame tão arrasador que se viu vítima da Locked-in syndrome, em que a pessoa fica, lúcida, presa num corpo inerte. Terrível destino. O livro é um adieu com pouco mais de cem páginas. Até porque, Bauby morreu dois dias depois da publicação na França.

Lido em inglês.

Advertisements

6 Responses to ““Diving Bell And The Butterfly””

  1. Ana Lucia Says:

    Mary, comentario fora do topico : você jah leu Kjell Eriksson ? Eu to fazendo o tour dos Mankells que eu nao li pra ler nas “férias” de inverno do natal 🙂 e vi um livro que me chamou a atençao : The Princess of Burundi…sei lah se é na carona do Mankell até nessa referência da Africa. beijocas.


  2. […] precisando de algum reading material desde que terminei de ler o escafândro e a borboleta do Jean-Dominique Bauby. Porém, a tarefa, que sempre me foi agradável, acabou se mostrando bem difícil. Ando […]

  3. roger Says:

    Talvez você goste de Falling Man, o último romance de Don DeLillo, sobre os dias, meses e anos posteriores ao 11 de setembro em Nova York. Leve e impactante ao mesmo tempo, livro estranho, maravilhosamente escrito. Daqui a pouco escrevo uma resenha no meu blog. (Li a versão brasileira, Homem em Queda, Cia. das Letras.) Abraço.

  4. Marcelo Luizz Says:

    Desde o ano passado leio seu blog, no comeco foi simplesmente para tentar conhecer um pouco do olhar brasileiro sobre a escandinavia. Depois, fui gostando de sua pena e acabei por descobrir sua paixao pelos livros. Adicionei lhe no meu igoogle. Parabens pelo blog e a forma corajosa de se revelar.
    Leio muito na net, mas quase nunca dou um feedback, mas nao resiste dessa vez, devido a um texto em que voce diz estar lendo pouco ficcao. Isso tem acontecido comigo. E agora? A realidade pode ser tao sedutora a ponto de apagar a obliterar a imaginacao? Queria poder voltar a viajar…

  5. Lili Miller Says:

    Olá!

    Adorei teu site de leituras. Não conhecia…

    Excelente idéia.

  6. Tereza (Bruxelas) Says:

    Acabei de ler, graças a tua indicação. Gostei. Interessante ver a vida desse ponto de vista…


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: