"Eva Luna"

November 28, 2004

Mais um da Isabel Allende que eu adorei. Não foi a mesma paixão da “Casa dos Espíritos”, mas ainda assim. Allende é Allende e estamos conversados. O que eu gosto nesse é que acompanhamos a heroína em aventuras inacreditáveis e tudo fica muito plausível com a prosa da autora. Eu recomendo esse aqui a todo mundo que goste de se envolver num livro. Não dá pra ler Isabel Allende à distância. Li também “De Amor e de Sombras”, que foi presente da Julia, mas não me lembro quando foi. É também ótimo.

Lido em sueco.

4 Responses to “"Eva Luna"”

  1. Tutt'ok Says:

    Mary, adorei a idéia do site!

    O Eva Luna foi o livro que eu mais gostei da Isabel Allende, mais que A Casa dos Espíritos. Reli há alguns meses e na sequência li o “Contos de Eva Luna” e achei muito bom também. A impressão que dá é que a personagem era tão rica que não cabia só no livro que conta a sua própria história.
    Allende pra mim é uma segurança. Sempre tenho um livro dela na estante para aqueles momentos em que eu estou a fim de algo familiar, que não estou no clima de da surpresa de novos autores.

    Beijinhos,

    Simone.

  2. Maria Fabriani Says:

    sabe que eu tenho exatamente a mesma sensação, Simone? A isabel allende é alguém conhecido e seus personagens me fazem bem. legal! Esse dos contos eu ainda não li näo, mas agora fiquei curiosa.

  3. Inês Marques Says:

    Há livros que nos marcam. Outros que nos divertem, que nos entretêm. Outros ainda que nos mudam e com os quais aprendemos. “Contos de Eva Luna” é um desses livros, uma obra inolvidável que tem o dom de cativar quem se aventura pela riqueza das suas páginas, recheadas até à última linha de uma criatividade incomensurável.
    Somos convidados a viajar pelo mundo, visitando desde recônditas aldeias índias na floresta Amazónica, até buliçosas cidades europeias, passando pelas gélidas paisagens de brancura do sul da Argentina. Assistimos a um desfile de personagens surpreendentes, todas elas partilhando de um sentimento comum: o amor. Vamos de encontro a camponeses e pessoas abastadas, guerrilheiros e videntes, conquistadores e tiranos. Como definir os “Contos de Eva Luna”? Um agrupado de histórias seria justo, mas ainda assim insuficiente. Talvez uma colectânea de sublimes aventuras, ou ainda um emaranhado de narrativas que extravasam a vulgaridade, fantásticas e verosímeis, simultaneamente. Cada um deles vive de uma simbiose entre fantasia e a realidade: fantásticas porque as personagens são desenhadas pela autora, reais porque têm por matéria-prima um sentimento que existe, indubitavelmente.

    Esta obra converte o leitor num devorador de peripécias. Preso desde a primeira página, tenta descortinar um fim para uma história que desde logo se apresenta como irresistível. Deixa-se enredar, vivendo as derrotas e conquistas dos protagonistas. Somos cúmplices de Allende, na medida em que sonhamos com o nos narra, escrevendo mentalmente o fim de que muitas vezes carece. Um livro que não nos “corta as asas”, que nos atribuiu a responsabilidade de rematarmos, a bel-prazer, o destino das personagens que nele intervêm.

    Li uma vez, na contracapa de um livro, uma daquelas frases que invariavelmente tecem elogios ao autor ou à obra em questão. “Allende é um génio”, dizia. De facto, agora a propósito deste livro, não vejo melhor forma de nomear as características desta escritora. Apresenta-nos histórias semeadas de criatividade e lições de moral, opulentamente imaginadas e contadas. Mostra-se dotada de um conhecimento profundo acerca da alma humana que nos transmite, instruindo-nos.

    São vinte e três contos memoráveis escritos com a intimidade e requinte a que Allende já me habituou. Aquela proximidade de quem conta um segredo, o sentimento único de quem fica na posse de uma confissão preenchem esta obra-prima que não deixa ninguém indiferente. Um livro que nos deixa enamorados, tanto mais que tem por matéria-prima o amor. E o ódio. E a saudade.

  4. ludmila Says:

    AMO ISABEL ALLENDE!!!
    Estou lendo Inês de minha alma.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: